O evento “Senta que lá vem história” foi orientado e desenvolvido pelas professoras Adriana Vicioli e Raquel Fonseca, na disciplina de projeto com o tema Serviços de informação e comunicação em diferentes mídias e códigos de linguagem, com os alunos dos 3º anos do Ensino Médio.
O objetivo central é despertar o gosto pela leitura desde a infância, pois se a criança for motivada desde pequena de maneira adequada poderá adquiri-la para toda a vida e torna-se um leitor adulto crítico.
O evento dividiu-se em duas etapas, sendo a primeira realizada no dia 28/04, na qual os alunos dos 3º A e C, receberam como convidados as crianças do ensino fundamental I da ETEL de Ipaussu com muita alegria e diversas atrações: peça teatral O Mágico de Oz, musical Saltimbancos, sala da imaginação com contadoras de histórias e diversas brincadeiras lúdicas.
Já na segunda etapa, realizada no dia 04 de Maio, os alunos do 3º B receberam com a mesma alegria e disposição as crianças da EMEF Amador Bueno, com diversos entretenimentos lúdicos, como roda de contadores de histórias, personagens de histórias infantis - Branca de Neve (Nathalia), Emília (Tamires) e Dona Joaninha (Barbara), vídeos, teatro e músicas.
Todas as atividades foram desenvolvidas com muito carinho e dedicação pelos nossos alunos, durante as oficinas nas aulas de projeto, sempre orientados pelas professoras orientadoras Adriana e Raquel.
As peças teatrais do 3º B, de autoria dos próprios alunos , Ana Carolina Bernardino, Fabiana Cavalchuki, Adailton Viriato, Ana Paula Vitolo, Rodrigo Nogueira Junior, Joyce Batestuci e Vanessa Moreno foram um show de criatividade. Eles criaram duas histórias, a primeira, “Aprendendo com os clássicos infantis”, envolveu várias histórias infantis, como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e os sete anões, João e o pé de Feijão, Pinóquio, que teve como objetivo passar ensinamentos de atitudes de bom comportamento às crianças. Já a segunda peça, intitulada "A menina Feia" tinha o objetivo de passar a mensagem de que não devemos julgar as pessoas devido à sua aparência e aceitá-las como elas são.
O evento foi encerrado com música, dança, entrega de lembrancinhas, confeccionadas pelo próprios alunos, sorteio de livros e muita animação. E, principalmente com a seguinte mensagem: a leitura deve ser antes de tudo uma grande diversão, só assim se transformará em um hábito saudável e útil para o futuro de seus estudos e desenvolvimento intelectual e que o incentivo à leitura deve ser um compromisso de todos. Assim alunos e professoras sentiram que puderam contribuir com este processo tão importante na sociedade.